sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nova carteira de Identidade

Os brasileiros vão poder aposentar os vários documentos da carteira e trocar tudo por um documento só. O RIC (Registro de Identidade Civil) é um cartão magnético que conterá em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, além da foto 3X4, da assinatura e das digitais.
Todos serão obrigados a trocar os documentos, mas não é preciso correr para tirar a nova identidade. Ainda não há prazo para que essa transição seja concluída. O custo do documento deve ficar entre R$ 12 e R$ 17, valor médio para se tirar um RG hoje.
Para obter o RIC, é preciso passar pelos mesmos procedimentos da carteira de identidade: coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura. A diferença é que o processo será totalmente informatizado, garantindo um cadastro nacional biométrico [leitura de digitais para identificação eletrônica].
O objetivo da nova identidade, segundo o Instituto Nacional de Identificação, é diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos. O novo cartão é feito de policarbonato [material mais resistente e que permite mais durabilidade que o plástico usado hoje] e impresso a laser em várias camadas.
Obrigatoriamente, o documento deve registrar RG e CPF, mas dados como carteira de habilitação e título de eleitor são opcionais. Primeiramente o RIC será testado nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e também no Distrito Federal. A previsão é que sejam emitidos 2 milhões do novo documento a partir de dezembro deste ano.
Segundo o Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, a substituição do RG pelo RIC será ao longo de nove anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!!!!